top of page
Moi.jpg

Pedro Alegria

Porto, 1968.
Licenciado e mestre em Engenharia, Computadores e Robótica pela FEUP e mestre em Engenharia do Ambiente pela UA. Trabalha no Porto.

Doutorado pela Faculdade de Belas Artes da Univ. Porto (FBAUP)

Investigador do I2ADS (instituto de investigação da FBAUP).

Instrutor de desenho na FBAUP: modelo vivo - desenho de corpo. 

Participa desde 2015 em exposições coletivas.
É coordenador dos UrbanSketchers Portugal Norte com atividade de desenho em diário gráfico tendo organizado o Simpósio Internacional de Urbansketching que decorreu na cidade do Porto em julho de 2018.

Sobre meu trabalho

Minha pintura começa com desenho ao vivo. Embora o desenho seja bem definido, revela um conjunto de duplicações, transparências e outras incongruências que refletem o fato de que as pessoas que são desenhadas nunca ficam quietas.  Eles se movem, mudam durante o momento da pose, buscam sucessivas posições de conforto, ou ainda, escolhem sucessivas formas de desconforto, apenas para abandoná-las diretamente.
Esse desconforto imita a ilusão que o sujeito constrói sobre a robustez de suas convicções que ele toma como sólidas, mas que tem que estar constantemente se defendendo dos ataques corrosivos do mundo. Essa luta inglória é impossível de vencer, confrontando o sujeito com o questionamento imperativo de suas crenças centrais. O ídolo tem pés de barro que inevitavelmente quebrarão.
As figuras desenhadas tornam-se meros signos dos sujeitos. Embora os desenhos originais retratem principalmente pessoas concretas, o objetivo não é buscar nenhuma semelhança superficial, mas transformá-los em símbolos genéricos de um sujeito em relação aos outros. Essa relação simboliza a luta entre construção e destruição, entre o pré-definido e o vago, entre as categorias e a indecisão.

Como artista tanto na pintura a óleo tradicional quanto no desenho algorítmico abstrato estou dividido entre esses dois campos divergentes. No entanto, o vazio de significado óbvio é o terreno comum de todas as minhas obras. Dada minha formação em engenharia e robótica, busco o diálogo entre arte e matemática através da conceituação do gesto do desenho em meus trabalhos digitais. Esta é a minha área de investigação atual na área das artes no meu programa de pHD na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal).

Prêmios:

Prémio 2º Lugar no “Concurso Público Estátua e Pedestal do Padre António Vieira - CPC-DGIP / 2803”, SCML, Lisboa, Abril 2016
Menção Honrosa na exposição “Imagens do Corpo Interior - Desenho no Museu da Anatomia”, colectiva, FBAUP, Porto, Setembro 2016
Prémio Aquisição na exposição “Imagens do Corpo Interior - Desenho no Museu da Anatomia”, colectiva, FBAUP, Porto, Setembro 2016
Seleção para o concurso Finder 2017 do desenho "Instrução do Sol (III)"
Prémio 2º Lugar no Concurso Público “PRC_0231 / 2017_CLT - Concurso de Ideias - Escultura para o Átrio da Nova Sede das Águas do Norte”, Vila Real, Julho de 2017
Selecionado para o catálogo do Prêmio Celeste 2017, 9ª edição, The Bargehouse, OXO Tower, Londres, Durante a semana Frieze, com a obra “Instruction of the Sun”.

Acadêmico

2017 - 2022   Doutoramento em Belas Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal

2014 - 2022   Licenciatura em Belas Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal

2010 - 2011     Mestrado em Engenharia do Ambiente, Universidade de Aveiro, Portugal

1991 - 1995     Mestrado em Robótica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal

1987 - 1991     Licenciatura em Engenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal

bottom of page