top of page

Última Exposição
(08 Abril 22)

Pintura a óleo, desenhos e objetos

Sinopse:
A tarefa do pintor não consiste em procurar satisfazer as expectativas dos espectadores, mas revelar que conclusões emocional e intelectualmente gratificantes criam zonas de conforto alheias à experiência humana. O absurdo, o grotesco, o irracional, são conceitos que não podem ser ignorados quando se é confrontado com um dos mais enigmáticos mistérios humanos, a natureza inacabada do sujeito.
Estas pinturas resultaram de momentos de construção e destruição sucessivos, e deixando este tumulto explícito, acumulam significados contraditórios que desbaratam as expectativas aparentes. Ao contrário de um enredo conspirativo, em que se pressupõe a existência de uma explicação verdadeira, a ser revelada, no caso destas imagens essa verdade final não existe, frustrando o desejo de fechamento do sujeito. A explicação a que chega não é mais verdadeira do que a inicial, e só lhe resta reiniciar a sua procura malograda. Este processo de perda de inocência, acompanha toda a nossa formação como sujeitos: nascemos organismos e tornamo-nos sujeitos ao internalizar a nossa cultura, inscrita nas práticas de significação que nos cercam, no processo de aprendizagem da linguagem. Tornamos capazes de significar, mas a linguagem que o permite é, irremediavelmente, a do Outro. 
A pele que apresentamos ao mundo é feita pelo exterior e deixa sempre o sujeito nu, em carne viva. O crocodilo vive simultaneamente em dois meios. A sua dupla natureza torna-o um predador de emboscada que está sempre à espreita da presa crédula. Nunca se sabe quando vai atacar: talvez já o tenha feito.

eu fiquei viúvo numa noite às três e quarenta e cinco minutos quando estava sentado junto ao leito de Edith Lieberman, chilena, judia, professora de Francês, e na cama ao lado uma brasileira sonhava com um crocodilo, um crocodilo mecânico que perseguia uma menina por um monte de cinzas
- Roberto Bolaño in Os Dissabores do Verdadeiro Detective

RECODE23_21022023.jpg
Avesso2020.jpg
pic1.jpg

Exposições

“Exposição de diários Gráficos”, Oficina CC, Porto, Fev 2015
“Imagens do Corpo Interior – Desenho no Museu de Anatomia”, ICBAS, Porto, Jun 2016
“Imagens do Corpo Interior – Desenho no Museu de Anatomia”, FBAUP, Porto, Set 2016
"Projecções 2017", Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, Porto, Julho 2017
"Encontrarte 2017", Cruz Vermelha Amares, Julho 2017
"Das ligações: espaço doméstico ou realidade doméstica", PHD Expo, FBAUP, março de 2018
"Colectiva de Desenho", Galeria EXTERIL, Porto, março de 2018
"Das ligações", PHD Expo, Casa da Prelada, Porto, março de 2018
“Semibreve 2018”, GNeneration, Braga, outubro de 2018
"Das ligações", PHD Expo, Universidade do Porto, novembro de 2018
"O avesso do avesso do avesso [do avesso]" virtual, junho 2020
"Da Sombra", Fórum Cultural de Ermesinde, julho de 2020

"PHD Expo", Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2022

"CARNEVIVA", Fórum Cultural de Ermesinde, 2022

bottom of page