top of page

CARNE e PAUS

12 Maio - 30 Junho 2023

Desenho digital e  objetos analógicos

 

banner 2 quad .jpg

Sinopse:

A diversidade de domínio de expressões artísticas e a pluralidade semântica poderiam fazer-nos crer que “CARNE e PAUS” é o tema de uma exposição coletiva. Trata-se, de facto, de uma exposição individual do artista Pedro Alegria, que nos surpreende pela facilidade com que transita da paleta para o lápis, do computador para a fundição, numa experimentação contínua do “medium” que melhor transmita um pensamento específico. Dificilmente encontramos toda esta versatilidade reunida no mesmo autor, que ora necessita de desenhar um corpo com todo o detalhe da sua musculatura, ora entrega o desenho a um programa digital, “congelando” as imagens que correspondem à sua busca estética; ora necessita de recorrer à exuberância da cor, ora opta pelo despojamento de registo: traços a negro, em fundo branco.

 

“CARNE e PAUS” é também a evocação de vida e jogo, na possível associação de paus” a um naipe de cartas. A imprevisibilidade da vida, dos comportamentos, da arte, a escolha de uma carta num dado momento, pressupondo um certo quadro de referências, permite-nos esta leitura do imponderável, próprio do jogo, nesse “choque entre o controlo e o descontrolo”, explorado pelo artista.

 - Manuela Oliveira, maio 2023

Comportei-me como um obstinado, perseguindo um simulacro da ordem, quando bem devia saber que não há uma ordem no universo.

- William de Baskerville, in “O Nome da Rosa” de Umberto Eco
 

QCode - Almadarte.jpg
bottom of page